Xabi Alonso completou um ciclo na liderança do Bayer Leverkusen. O espanhol iniciou sua jornada no cargo com uma vitória por goleada sobre o Schalke e encerrou-a com a mesma equipe antes do final da temporada. Desde então, Xabi implantou mudanças estruturais e de estilo que transformaram o time da aspirina em um dos melhores da Bundesliga.
Quando ele chegou, o Bayer Leverkusen estava em penúltimo lugar na tabela, com apenas 5 pontos em 8 rodadas. Gradualmente, a equipe foi se recuperando e, desde o início de Xabi, o Bayer somou 35 pontos, cinco a menos que o Bayern e três a menos do que o Dortmund. Com isso, o time alcançou posições europeias e ficou a sete pontos da zona da Champions.
Embora Xabi Alonso goste de jogadas de toque, o seu time não é o mais veloz a se aproximar do gol. Comparando os parâmetros de construção com seu antecessor, o Bayer Leverkusen não tem um jogo melhor. O time faz mais passes por jogo, mas menos aqueles que apresentam risco ou quebram linhas. Isso pode ser visto na seguinte imagem. Agora, a maioria dos passes são feitos no meio campo, principalmente no lado esquerdo.
Além disso, a equipe de Xabi Alonso melhorou nos gols, nos chutes a gol e nos gols esperados, entre outras estatísticas. No entanto, o que o fez sair na frente foi a sua faceta defensiva. Comparando as estatísticas, a melhora é evidente: o Bayer sofre menos gols, recupera mais bolas e intercepta mais. O time de Xabi também é mais intenso nos duelos, como atestam as estatísticas.
No entanto, o time ainda é passivo. O PPDA (passes permitidos por ação defensiva) de 15,6 coloca o Bayer Leverkusen no penúltimo lugar da Bundesliga. Isso significa que o estilo adotado por Xabi é que a equipe espere recuada no próprio campo até que o adversário entre na área. Um bom exemplo disso foi o jogo contra o Bayern de Munique. Os 11 jogadores do Leverkusen, em um esquema 1-4-3-3, esperavam no próprio campo enquanto o time adversário caminhava em direção ao gol.
Desde que Xabi Alonso assumiu o comando, o Bayer Leverkusen tem se tornado um dos melhores times da Bundesliga. Apesar de não ser o mais veloz em direção ao gol, o time tem melhorado as estatísticas tanto ofensivas quanto defensivas. Além disso, o estilo passivo do time tem dado resultados, como mostra o jogo contra o Bayern de Munique. A GOL FM – A Primeira Rádio do Esporte acompanha de perto todas as mudanças que Xabi Alonso vem implementando no Bayer Leverkusen.