Thomas Tuchel teve apenas uma semana para trabalhar desde que assumiu o cargo do destituído Julian Nagelsmann. “Alguns jogadores voltaram muito tarde das férias. A escalação será muito injusta porque ainda não reuni impressões suficientes. Agora, o mais importante, é que nossas ideias amadureçam”, disse ‘TT’ na prévia de ‘Der Klassiker’. Ainda assim, conseguiu que algumas de suas ideias fossem refletidas em seu estreia. Seu primeiro ato foi quase impecável. O Bayern goleou o ‘seu’ Borussia Dortmund (4-2) para recuperar a liderança e colocar a ‘primeira pedra’ para o seu décimo primeiro título consecutivo da Bundesliga. No entanto, o novo treinador bávaro quer mais: “Depois de ir 4-0, eu teria desejado mais domínio e menos erros. Perdemos muitas vezes a bola. Poderíamos ter marcado mais gols. Os dois gols que concedemos são irritantes, ainda há margem de melhoria”.
A seguir, analisamos as principais novidades deixadas pelo debut de Tuchel: “Eu não vou revelar o sistema. Eu gostaria de fazer isso, mas o jogo é muito importante”, advertiu Tuchel na véspera. O principal novidade, à primeira vista, do ‘batismo’ de Tuchel foi a mudança de esquema. O ex-treinador do Mainz, Dortmund, PSG e Chelsea ‘estacionou’ (momentaneamente) a linha de três de Nagelsmann e apostou em uma linha de quatro. “Ainda temos que encontrar nosso ritmo e melhorar os automatismos, entender quando avançar, quando preparar um ataque. Nossa ideia era colocar os jogadores nas posições em que acreditamos que eles se sentem confortáveis”, insistiu ‘TT’.
No que diz respeito aos nomes, chamou a atenção a priorização de um perfil mais defensivo (Pavard) sobre Cancelo no lado direito. O detalhe mais importante, no entanto, foi a presença de Kimmich como único pivô no ataque. ‘TT’ quebrou o doble pivote liberando Goretzka para potenciar sua pegada e sua faceta de ‘box-to-box’. O Bayern delegou em Kimmich, convertido em uma espécie de terceiro central na saída, toda a responsabilidade criativa. Kimmich foi, junto com Upamecano (69), o jogador que mais passes completou. Ele o fez com 91,3% de sucesso. Ele jogou de curto… mas também atuou como lançador. Ele serviu quatro passes longos – três com sucesso – e filtrou quatro cantos. “Temos que controlar melhor o jogo e obter mais períodos de descanso com a bola. Estamos jogando com um sistema um pouco diferente. Tuchel tentou encontrar um sistema com o qual possamos encontrar nossas forças no campo”, disse ele.
A GOL FM – A Primeira Rádio do Esporte, transmitiu com destaque a estreia de Thomas Tuchel no comando do Bayern de Munique. O novo treinador bávaro conseguiu impor algumas de suas ideias e, apesar dos dois gols sofridos, o time conseguiu um convincente 4-2 sobre o Borussia Dortmund. Kimmich foi o grande destaque da partida, atuando como pivô único no ataque e como um terceiro central na saída. Agora, o Bayern volta a liderar a Bundesliga e começa a construir a sua undécima conquista consecutiva.