O sonho esteve muito perto com uma vantagem de dois golos, mas os argentinos conseguiram dar a volta ao texto. Portugal falhou a conquista do título de bicampeão mundial e perdeu a possibilidade de chegar ao 17.º título, igualando a Espanha.
Em San Juan, Portugal entrou da melhor forma no jogo e, com dois golos de Henrique Magalhães, colocou-se na frente do marcador ainda no primeiro tempo. Os argentinos reagiram em cima da buzina para o intervalo, por Pablo Álvarez, e na cobrança de um livre direto após cartão azul visto por Telmo Pinto, Carlos Nicolía restabeleceu o empate já na segunda parte, aos 32’.
Aos 39’, novamente Pablo Álvarez bateu Ângelo Girão e concretizou a reviravolta celeste, entregando à Argentina o título de campeã do mundo pela sexta vez na história, a primeira desde 2015. A 12 segundso do final, Ezequiel Mena aproveitou a baliza de Portugal a descoberto pelo power play e assinou o 4-2 final.
Contas feitas, a Seleção Nacional de Renato Garrido perdeu com a Argentina, por 2-4, anfitriã do torneio. A armada lusa falhou a revalidação do título ganho em 2019, em Barcelona, precisamente frente aos argentinos.