As sanções a nível desportivo continuam para as seleções dos países que estão diretamente ligados e envolvidos na agressão militar à Ucrânia. Rússia e Bielorrússia ficam excluídas dos próximos jogos de qualificação para o Campeonato da Europa de basquetebol feminino, que se disputa em 2023, anunciou hoje a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).
O comité executivo da FIBA Europa, reunido hoje em Munique, decidiu estender as sanções àqueles dois países, devido à guerra na Ucrânia.
Em maio passado, o conselho da FIBA Europa decidira aplicar às competições europeias de seleções e de clubes a posição de exclusão assumida em abril pelo comité executivo, que na altura ainda não abarcava os jogos de apuramento para o Eurobasket2023 feminino.
A decisão é tomada depois de se considerar os desenvolvimentos recentes do conflito na Ucrânia, bem como as diretrizes do Comité Olímpico Internacional. “Os resultados das equipas nos seus respetivos grupos são declarados nulos e sem efeito”, deu a conhecer a FIBA.