A Liga Italiana anunciou nesta quinta-feira (06) que a Juventus será punida pelo comportamento racista de seus torcedores no empate por 1×1 contra a Inter de Milão na última terça-feira (04) pela Copa da Itália. O setor sul do estádio do clube de Turim será fechado durante uma partida como consequência dos gritos racistas direcionados ao atacante Lukaku, da Inter de Milão.
A torcida da Velha Senhora chamou o centroavante belga de “macaco” das arquibancadas do Juventus Stadium, o que gerou indignação e repúdio por parte de jogadores, dirigentes e torcedores de todo o mundo.
Além do fechamento do setor, a Liga Italiana também anunciou as punições aos jogadores envolvidos na partida. Cuadrado acertou um soco em Handanovic e pegou três jogos de suspensão. Já Lukaku, expulso após uma discussão durante a comemoração de um gol, teve o cartão vermelho mantido.
O empate de 1×1 deixa o confronto da semifinal em aberto. O jogo da volta acontecerá somente no dia 26 de abril no Giuseppe Meazza, em Milão. Quem vencer avança à decisão da Copa da Itália para enfrentar Fiorentina ou Cremonese.
É importante destacar que o racismo no futebol é uma prática inaceitável e que deve ser combatida com rigor pelas autoridades esportivas. A discriminação racial não tem lugar no esporte e deve ser repudiada por todos aqueles que amam o futebol e acreditam em um mundo mais justo e igualitário.