El derbi madrileño: Real Madrid vs Atlético de Madrid
O derbi madrileño é um daqueles eventos que movem toda a cidade e que também une a paixão pelo futebol e as cores com a história de cada equipe. Um acontecimento esportivo carregado de curiosidades, como os apelidos de suas torcidas. Por que os torcedores do Real Madrid são conhecidos como ‘merengues’ e os do Atlético como ‘colchoneros’?
No caso do Real Madrid, desde a fundação do clube em 1902, eles são distinguidos por sua camisa branca. Daí o apelido ‘merengues’, com sua semelhança com a cor dessa sobremesa feita com claras batidas em ponto de neve e açúcar da mesma tonalidade. O apelido se tornou famoso quando o jornalista Matías Prats Cañete começou a usá-lo em suas transmissões e também se espalhou nas crônicas esportivas do século XX. Apareceu na imprensa pela primeira vez em 1913. Assim vestia o Corinthian de Londres, uma equipe que fascinava os pioneiros que fundaram o Sociedad Sky Football e o Madrid Foot-Ball Club, embriões do que seria o Real Madrid.
No caso do Atlético de Madrid, fundado um ano depois, em 1903, o apelido que recebeu foi o de ‘colchoneros’ por sua camisa listrada de vermelho e branco. Naquela época, lembrava as capas que eram usadas para forrar os colchões na Espanha, tecidos com listras vermelhas e brancas. O apelido vem do pós-guerra civil que ocorreu na Espanha entre 1936 e 1939.
Será um duelo que enfrentará as duas equipes, juntamente com o Barcelona, que têm ganhado o campeonato espanhol nos últimos anos. Este confronto é o mais repetido no futebol espanhol, com 292 jogos em todas as competições.