No cargo de selecionador nacional há 8 anos, Fernando Santos promoveu as estreias de grande parte dos jogadores que fazem parte da convocatória de Portugal no Mundial 2022.
O último dos quais tinha sido Vitinha, em Março deste ano na receção à Macedónia do Norte (2-0), porém na noite de ontem houve lugar para mais dois jovens fazerem a sua primeira internacionalização.
Presente no onze titular, António Silva foi o primeiro dos quais, acompanhado mais tarde pelo seu colega no Benfica, Gonçalo Ramos.
A estreia do avançado não poderia ter sido melhor, apontando desde logo um golo e uma assistência com a camisola da equipa das Quinas.
A título de curiosidade, Cédric Soares e João Mário tinham sido os primeiros a se estrearem pela seleção A sob o comando do engenheiro, logo no seu primeiro jogo como técnico português em 2014, contra a França.
Neste momento são já 59 os jogadores lançados por Fernando Santos, sendo que José Sá poderá tornar-se no sexagésimo se somar minutos durante o Campeonato do Mundo.
Confira a lista completa:
2022
Gonçalo Ramos, António Silva e Vitinha
2021
Diogo Costa, Matheus Nunes, Rafael Leão, Otávio, Diogo Dalot, Rui Silva, Pedro Gonçalves, Nuno Mendes e Palhinha
2020
Domingos Duarte, Pedro Neto, Paulinho, Daniel Podence, Rúben Semedo e Trincão,
2019
Diogo Jota, João Félix e Dyego Sousa
2018
Hélder Costa, Pedro Mendes, Cláudio Ramos, Sérgio Oliveira, Gedson Fernandes Rúben Dias e Mário Rui
2017
Gonçalo Paciência, Ricardo Ferreira, Rony Lopes, Bruma, Bruno Fernandes, Edgar Ié, Kévin Rodrigues e Marafona
2016
Gelson Martins, André Silva, João Cancelo e Renato Sanches
2015
Gonçalo Guedes, Ruben Neves, Lucas João, Ricardo Pereira, Nélson Semedo, Daniel Carriço, Anthony Lopes, André Pinto, Paulo Oliveira, Bernardo Silva, André André, Ukra e Danilo
2014
José Fonte, Tiago Gomes, Adrien Silva, Raphael Guerreiro, Cédric e João Mário