“Promessa suíça Mohamed Zeki Amdouni é o novo reforço do Burnley”
O Burnley, recém-promovido à Premier League, está determinado a não ser apenas um “flor de um dia” no campeonato. Prova disso é o investimento de 45,4 milhões de euros que o clube já fez no mercado de transferências. Além das contratações de Michael Obafemi, Dara O’Shea e Jordan Beyer, o time agora conta com a chegada do promissor Mohamed Zeki Amdouni, vindo do Basileia.
O Burnley desembolsou 18,6 milhões de euros para garantir a contratação do jovem atacante suíço, que assinou um contrato de cinco temporadas. Amdouni, apesar de ser considerado um jogador “desconhecido”, foi comparado a Messi pelo aplicativo ‘Stats Bomb’. Segundo o gráfico de radar da temporada 2022-23, Amdouni apresentava um desempenho semelhante ao de Leo Messi, ao lado de Xavi Simons, sendo o jogador com menos de 24 anos mais parecido com o argentino.
Vincent Kompany, técnico do Burnley, expressou sua satisfação com a contratação de Amdouni, destacando seu talento e suas habilidades como uma grande ameaça no ataque. O jogador, que foi criado nas categorias de base do Servette, Meyrin e Étoile Carouge, teve sua estreia na Superliga Suíça em 2021, aos 20 anos, pelo Lausanne-Sport. No último ano, atuando pelo Basileia, Amdouni marcou 22 gols e deu cinco assistências em 52 jogos.
Em entrevista, Amdouni afirmou que não ficou desapontado por não ter ido à Copa do Mundo, pois considerou o ano passado muito bom para ele. O jogador teve um desempenho impressionante nas eliminatórias para a Euro 2024, marcando cinco gols em quatro jogos, superando até mesmo Lukaku e Hojlund. Além disso, Amdouni contribuiu com dois gols para a campanha da Suíça no último Campeonato Europeu Sub-21.
Com 1,85 metros de altura e ambidestro, Amdouni se descreve como um “falso 9”, destacando sua técnica e sua participação no jogo. Sua contratação promete trazer mais qualidade ao ataque do Burnley e fortalecer a equipe para a temporada na Premier League.
Fonte: GOL FM – A Primeira Rádio do Esporte