Paul Pogba enfrenta possível suspensão por doping e sua carreira na elite pode estar encerrada
O futebol é uma jornada constante. É possível chegar ao topo rapidamente e cair rapidamente também. Em uma entrevista para a FIFA.com em 2016, Paul Pogba disse: “Não posso prever o futuro, mas farei tudo para ganhar o máximo de títulos. Vou continuar trabalhando duro. Meu objetivo é ser o melhor jogador do mundo”. Sete anos depois, essas palavras parecem uma utopia.
Na época, Pogba era um jovem de 23 anos que voltaria para o Manchester United naquele mesmo verão. Os 110 milhões de euros que o United pagou por sua volta ao clube inglês, onde ele havia terminado sua formação em 2012, foram a grande aposta de José Mourinho para reconstruir a equipe. Campeão mundial sub-20 em 2013, finalista da Eurocopa em 2016 e a contratação mais cara da história em 2016… a projeção de Pogba no futebol era enorme quando ele chegou a Old Trafford.
Sempre cobiçado pelo Real Madrid, a carreira de Pogba sempre teve altos e baixos. Quando estava em forma, ele era um dos melhores jogadores do mundo. Isso foi comprovado, por exemplo, na conquista da Copa do Mundo de 2018 com a França, ou na Premier League 2018-19, quando ele marcou 13 gols na liga, sua temporada mais prolífica em termos de gols. Ele esteve entre os 15 melhores do prêmio Bola de Ouro nas temporadas de 2015, 2016 e 2018, e foi eleito Golden Boy em 2013… mas tudo isso já está muito distante.
As constantes lesões, os problemas extracampo e até mesmo as extorsões de sua própria família sempre pesaram sobre um jogador que agora, aos 30 anos, parece uma sombra do que já foi. Agora ele enfrenta uma possível suspensão por doping que, se confirmada, acabaria definitivamente com sua carreira na elite. A carreira daquele que todos apontavam como “Bola de Ouro em alguns anos” parece enterrada.