Gianluigi Buffon, lendário goleiro italiano, anunciou sua aposentadoria do futebol no dia 2 de agosto através das redes sociais. No entanto, o ex-jogador já tem um novo emprego: ele foi nomeado Chefe de Delegação pela Federação Italiana de Futebol. Essa posição ficou vaga após o falecimento de Gianluca Vialli em janeiro deste ano. O anúncio oficial foi feito hoje no site da seleção italiana, e o presidente da federação, Gabriele Gravina, comemorou o acordo: “É um grande dia para a seleção italiana, pois Gigi está voltando para casa. Ele é um ícone do nosso futebol e uma pessoa especial”, afirmou.
Buffon, que defendeu as cores do Parma, Juventus e Paris Saint-Germain ao longo de sua carreira, também fez declarações sobre o acordo: “Estou voltando para a seleção porque aquele menino que entrou pela primeira vez em Coverciano há trinta anos atrás quer sonhar e viver esse sonho junto com os torcedores italianos”, disse. Ele também fez questão de lembrar de sua passagem pela seleção: “Eu a usei com orgulho e a honrei com compromisso. Chorei quando vencemos a Copa do Mundo e quando não conseguimos nos classificar. Estou à disposição imediatamente de Roberto Mancini”.
Essa será a primeira função de Buffon após uma carreira longa e bem-sucedida, com 28 temporadas no mais alto nível do futebol. Ao todo, ele disputou 975 partidas por clubes e 176 pela seleção italiana, conquistando 9 títulos da Serie A, 1 da Serie B, 7 Supercopas da Itália, 5 Copas da Itália, 1 da Ligue 1, 1 Supercopa da França, 1 Copa da UEFA e a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha. Ficará marcada na história a rivalidade que ele teve durante muitos anos com Iker Casillas, na disputa pelo título de melhor goleiro do mundo temporada após temporada.
Com essa nova função, Buffon terá a oportunidade de contribuir ainda mais para o futebol italiano. Sua experiência e conhecimento serão valiosos para a seleção, e sua presença certamente será inspiradora para os jogadores mais jovens. A Federação Italiana de Futebol fez uma excelente escolha ao trazer de volta um dos maiores ícones do esporte no país.
Os fãs de futebol, automobilismo, UFC e tênis certamente estão ansiosos para ver o que Buffon será capaz de realizar nessa nova fase de sua carreira. Sua paixão pelo esporte e sua dedicação são inegáveis, e isso certamente se refletirá em seu trabalho como Chefe de Delegação. A seleção italiana está em boas mãos com Buffon ao seu lado.
A GolFM, rádio de esportes, estará acompanhando de perto essa nova jornada de Buffon e trará todas as informações e atualizações sobre seu desempenho como Chefe de Delegação da seleção italiana. Fique ligado em nosso