Segundo um documento da LaLiga, os incidentes no Estádio Benito Villamarín, em Sevilla terão sido provocados por cerca de 1.500 torcedores locais, situados nos setores centrais do Gol Sur Grada Baja, onde se encontram os grupos “Supporters Gol Sur” e “Grada 1907”, cantaram “corrupção na Federação” sem que fosse seguido pelos demais espectadores.
O mesmo grupo também cantou insultos ao árbitro do jogo, Guillermo Cuadra Fernández, e cânticos ofensivos contra o Barcelona e o Real Madrid.
Além disso, LaLiga também denunciou ofensas dirigidas ao árbitro do jogo entre Barcelona e Girona, Antonio Mateu Lahoz, por parte de cerca de 500 torcedores locais do grupo de animação “Espai d’Animació”, que também cantaram “ódio ao Espanyol” e outros cânticos contra o clube.
A LaLiga envia semanalmente um relatório ao Comitê de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e à Comissão Antiviolência com aqueles cânticos que incitem à violência ou que contenham insultos e conteúdos intolerantes. Estes cânticos são considerados comportamentos proibidos e, portanto, passíveis de punição, tanto no Código de Disciplina Desportiva da RFEF quanto na legislação contra violência, racismo, xenofobia e intolerância no esporte.