A surpresa está instalada na Federação Portuguesa de Futebol e na Seleção Nacional de Sub-21 de Portugal. O médio do Liverpool Fábio Carvalho renunciou à Seleção Nacional de sub-21. O jogador estava na lista de convocados de Rui Jorge para os amigáveis com Chéquia e Japão, de preparação para o Euro-2023.
A Federação Portuguesa de Futebol deu conta desta renuncia em comunicado. A FPF dá conta que Fábio Carvalho não compareceu ao estágio em Lagos, no Algarve, e, por SMS, deu conta da decisão de renunciar às camadas jovens de Portugal.
Fábio Carvalho, 20 anos, representou o Benfica entre 2010 e 2013, ano em que saiu para Inglaterra para jogar no Fulham. Desde essa altura, o jogador atuou nas seleções de formação inglesas, tendo até envergado a braçadeira de capitão, mas, como Gareth Southgate explicou em março, não podia ser chamado aos sub-21 por não ter passaporte britânico, requisito obrigatório para atuar nesse escalão e também na seleção A.
Em março o jogador foi chamado pela primeira vez aos sub-21 de Portugal, tendo somado quatro internacionalizações (dois golos). Fábio Carvalho fez parte dos 55 pré-convocados de Fernando Santos para o Mundial.