Depois do Mundial em 2022, o Qatar vai também acolher a Taça das Nações Asiáticas de 2023. A informação foi confirmada, esta segunda-feira, pela Confederação Asiática de Futebol.
“O Comité Executivo da Confederação Asiática de Futebol (AFC) confirmou hoje a Federação de Futebol do Catar como a federação anfitriã da Taça das Nações Asiáticas 2023”, pode ler-se em comunicado lançado pela entidade regente do futebol no continente.
A decisão tão perto da competição em si surge depois da renúncia da China, devido a razões de covid-19. O Qatar venceu a concorrência da Coreia do Sul e Indonésia para receber a fase final do torneio.
Foram precisamente os qataris a vencer a última edição da Taça das Nações Asiáticas, em 2019. Nos Emirados Árabes Unidos, a seleção venceu o Japão.
É assim a terceira vez que o Qatar acolhe a maior competição de seleções da Ásia, depois de 1988 e 2011. A competição é organizada desde 1956, e acontece de quatro em quatro anos.
O campeonato do mundo no golfo pérsico vai ser discutido no inverno europeu, mas a Taça das Nações Asiáticas vai mesmo acontecer durante o verão. O torneio joga-se entre 16 de junho e 16 de julho de 2023. A competição reúne 24 seleções.