Se o arranque da temporada foi bastante positivo, o início da jornada 9 da Premier League mostrou-se também muito positivo para os líderes da classificação.
O Arsenal venceu em casa o Tottenham por 3-1 num jogo se discutia a liderança da Liga inglesa.
Thomas Partey inaugurou o marcador no dérbi do norte de Londres através de um remate colocado de fora da área, aos 20 minutos
Contudo, aos 29 minutos, Gabriel Magalhães rasteirou Richarlison na área e Harry Kane aproveitou a oportunidade da marca dos 11 metros para marcar ao rival pela 14.ª vez na carreira e anotar o 100.º golo fora de casa de casa da Premier League, um registo inédito para um jogador na história da prova.
Gabriel Jesus, logo no arranque do segundo tempo, aproveitou uma defesa incompleta de Lloris a um remate de Saka e a posterior hesitação de Romero para recolocar o Arsenal na frente do marcador.
Emerson acabou expulso após uma entrada duríssima sobre o compatriota Gabriel Martinelli.
O Arsenal ficou ainda mais confortável quando aos 67m Xhaka ampliou para 3-1 e fixou o resultado final.
Fábio Vieira foi a jogo para cumprir os últimos dez minutos de um início de tarde de glória para a equipa de Mikel Arteta, que nega a liderança ao rival Tottenham e segue no primeiro lugar, agora com 21 pontos, mais quatro do que o rival do norte de Londres.