A entidade que regula o futebol europeu abriu esta quinta-feira uma investigação disciplinar a alguns cânticos irlandeses no Escócia-Irlanda feminino.
A seleção irlandesa de futebol qualificou-se para o Mundial 2023 com uma vitória por uma bola a zero frente à seleção da Escócia, e a UEFA vai investigar o que se passou na interação entre bancadas e campo.
Em comunicado, o órgão europeu informa que um “inspetor da ética e disciplina vai investigar o potencial comportamento inapropriado de jogadoras da equipa da República da Irlanda após o final do jogo”, adiantando que “informações sobre o assunto vão ser disponibilizadas em tempo oportuno.”
No Hampden Park, estádio nacional escocês, em Glasgow, as jogadoras irlandesas cantaram uma música pró-IRA, ou seja, em apoio ao Exército Republicano Irlandês. A música é a “Ooh ah up the ‘Ra”, e foi detetada apenas através de um direto da guarda-redes Grace Moloney.
No dia seguinte, a Associação de Futebol da Irlanda desculpou-se em público sobre o sucedido: “A Associação de Futebol da Irlanda e a selecionadora da equipa nacional da República da Irlanda, Vera Pauw, pedem desculpas por qualquer ofensa causada por uma música cantada por jogadoras no balneário da Irlanda.”