A Jornada 29 da LaLiga Santander entre o Getafe e o FC Barcelona terminou empatada a zero. No pós-jogo, Xavi Hernández deixou claro que o estado do campo e o horário não foram benéficos para os jogadores. Estas declarações levantaram dúvidas sobre as condições dos terrenos de jogo da principal liga espanhola.
De acordo com o regulamento de transmissão de televisão da LaLiga Santander, o campo deve ser cortado a uma altura entre 20 mm e 30 mm, e toda a superfície deve ter a mesma altura. Para os campos de grama de clima quente (Bermuda / Paspalum), a altura de corte deve ser entre 15 e 20 mm. Os clubes são responsáveis por comunicar a LaLiga o calendário de transição entre as espécies de clima quente e frio.
Para garantir que as regras sejam cumpridas, o diretor de partida verifica a altura da grama antes de cada jogo, em presença do responsável do campo do clube local. Se os resultados não forem unânimes, as medições serão repetidas em outros dois pontos. Se quatro das cinco medições estiverem no intervalo estabelecido, a classificação será considerada correta. Se os resultados não estiverem dentro dos limites, o clube local deverá corrigir a incidência antes do início do jogo.
De acordo com as diretrizes da LaLiga, o campo deve ser cortado em linhas retas, de largura, perpendicular à linha de banda. Não são permitidas outras formas, como, por exemplo, diagonais, círculos. No entanto, uma passada de corte ocasional, paralela à linha de banda, pode ser feita desde que não distorça a aparência final do campo.
Em cada metade do campo, serão cortadas nove faixas. A preparação começa da esquerda para a direita (olhando da grada principal). O FC Barcelona e o Getafe cumpriram todas as regras de LaLiga para o corte do campo e que o terreno de jogo estava em ótimas condições para o jogo.