O bicampeão da I-League da índia, Gokulam Kerala FC anunciou, hoje, a contratação de um novo treinador, o português Paulo Jorge Silva, de 50 anos.
É um treinador que regressa assim ao continente asiático, depois de passagens por dois clubes da Mongólia (Deren FC Sub-19 e Khangarid FC). No inicio deste ano treinou em Portugal ao serviço do Portosantense (Divisão de Honra da AF Madeira), e no último verão trabalhou em Malta, na ilha do Gozo (SK Victoria Wanderers).
Em entrevista ao jornal A´BOLA, o técnico português afirma que foi uma aposta do clube indiano para a reformulação da equipa B, a deteção de novos talentos e lutar pelo tricampeonato.
É de realçar que o estado de futebol na India assemelha-se um pouco ao desporto americano, uma vez que existe uma liga fechada (Indian Super League). Esta liga foi fundada em 2013 através de uma iniciativa empresarial que alterou por completo o desporto local. Foi formada uma liga paralela à I-league com vista à promoção do futebol da India e de melhorar o produto. A sua criação foi feita por algumas das empresas e pessoas mais poderosas da Àsia.
Paralelamente existe a I-League (organizado pela All India Football Association), principal escalão do futebol Indiano, que perdeu algum protagonismo com a Indian Super League, mas não deixa de ser a liga reconhecida pela FIFA, ao contrário da Indian Super League.