Título: Tribunal Supremo de Baviera anula condena contra Jérôme Boateng por lesiones e injurias
O Tribunal Supremo de Baviera anulou nesta quinta-feira a condenação contra Jérôme Boateng por lesões e injúrias a sua ex-parceira. O ex-internacional alemão e a promotoria, juntamente com a parte demandante, tiveram seus recursos aceitos, e o caso foi devolvido à Audiência Provincial de Munique, onde o julgamento será retomado. Em novembro do ano passado, Boateng havia sido condenado em segunda instância a uma multa de 120 dias, no valor de 10.000 euros cada, totalizando 1,2 milhão de euros, por agredir sua ex-parceira e mãe de suas duas filhas gêmeas durante uma viagem ao Caribe.
Em uma primeira condenação em 2021, que o jogador de futebol recorreu, ele foi condenado a pagar 1,8 milhão de euros à sua ex-parceira, que o havia denunciado por violência doméstica. O recurso do réu ao Supremo em relação à condenação em segunda instância foi aceito, pois a decisão sobre um pedido de imparcialidade apresentado por Boateng foi tomada com a participação do juiz questionado, o que, segundo o tribunal, “era inadmissível nessa situação”.
Enquanto isso, o recurso da promotoria e da parte demandante foi aceito, pois eles discordaram do fato de a Audiência Provincial de Munique ter condenado o réu “apenas por lesões físicas leves”, ao jogar uma bolsa térmica contra sua ex-parceira, “sem esclarecer se a bolsa era uma ferramenta perigosa”. “Nesse caso, seriam lesões físicas graves, com uma pena mínima de seis meses de prisão”, acrescenta o comunicado.
A Audiência Provincial de Munique considerou comprovado que o jogador de futebol insultou, agrediu e mordeu sua namorada durante uma viagem ao Caribe em 2018, causando ferimentos em seu rosto. A demandante afirmou durante o julgamento que o jogador continuou insultando e atacando-a após uma discussão acalorada, enquanto ela já estava caída no chão. Boateng admitiu que eles tiveram uma discussão acalorada em uma residência de luxo durante as férias, mas negou ter agredido sua ex-parceira.
O ex-internacional alemão, campeão do mundo em 2014, jogou no Bayern de Munique de 2011 a 2021, foi expulso do Olympique Lyon em junho passado e atualmente está sem clube.