As últimas horas foram caóticas em Munique. Sexta-feira, a notícia de que Julian Nagelsmann seria demitido do Bayern foi confirmada e agora está oficial. Antes do final de semana e com o recesso das seleções, Oliver Kahn e Hasan Salihamidzic se reuniram com o treinador de Landsberg am Lech na sede do clube e lhe comunicaram a decisão. O alemão Thomas Tuchel, ex-PSG, Dortmund e Chelsea, foi oficialmente anunciado como seu substituto. O Bayern informou que Tuchel assinou um contrato até 30 de junho de 2025 e dirigirá seu primeiro treino na segunda-feira.
Nagelsmann chegou em 2021 após um período bem-sucedido em Leipzig e ganhou a Bundesliga no ano passado, mas nesta temporada, apesar do bom desempenho nas copas (Champions e DFB Pokal), o campeonato local está sendo difícil: está em segundo lugar, a um ponto do Dortmund. Além disso, a última derrota (2-1 para o Leverkusen de Xabi Alonso) foi a gota que fez transbordar o copo para a diretoria: “Isso não é o que o Bayern Munique significa. Perdemos tudo, deixamos que nos derrubassem por um time que jogou na quinta-feira … Raramente experimentei tão pouco pulso, tão pouca mentalidade, tão pouca assertividade “, disse Hasan Salihamidzic.
Nas últimas semanas, Munique já estava fervendo e Nagelsmann já havia denunciado à imprensa a existência de um “topo” em seu vestiário: “Penso no que essa pessoa está fazendo com essa informação … espero que essa pessoa não possa olhar para si mesmo no espelho porque isso não está certo”.
Nagelsmann não foi salvo pela eliminação do PSG e a classificação para os quartos de final com um histórico inabalável na Copa da Europa: 8 jogos, 8 vitórias. O alemão enfrentaria o Manchester City de Guardiola. Os dirigentes do Bayern se pronunciaram no comunicado emitido pelo campeão alemão. Estas são as palavras, por exemplo, de Oliver Kahn: “Quando contratamos Julian Nagelsmann para o FC Bayern no verão de 2021, estávamos convencidos de que trabalharíamos com ele a longo prazo, e este também era o objetivo de todos nós até o final. Julian compartilha nossa aspiração de jogar um futebol bem-sucedido e atraente. Agora, no entanto, percebemos que a qualidade do nosso elenco – apesar de termos conquistado o campeonato alemão no ano passado – tem sido demonstrada com menos frequência”.
Oliver Kahn detalhou ainda mais: “Depois do Mundial, jogamos cada vez com menos sucesso e de forma menos atraente”.
A GOL FM – A Primeira Rádio do Esporte compartilha a decisão do Bayern de demitir o treinador Julian Nagelsmann. Depois de ganhar a Bundesliga no ano passado, o time não conseguiu manter o mesmo desempenho e a última derrota para o Leverkusen foi a gota d’água. O alemão Thomas Tuchel foi oficialmente anunciado como seu substituto e assinou um contrato até 30 de junho de 2025. A GOL FM – A Primeira Rádio do Esporte acompanhará de perto as próximas jogadas do Bayern para ver se Tuchel consegue levar o time ao topo da Bundesliga.