A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) implementou uma medida de “tolerância zero” para reclamações durante a temporada 2023. Logo na primeira rodada, a modificação teve efeito, resultando em 21 cartões para jogadores e comissões técnicas que se queixaram mais fortemente da arbitragem.
Com uma média de 2,1 cartões por partida, a arbitragem distribuiu 19 cartões amarelos e dois vermelhos. O treinador do Vasco, Maurício Barbieri, foi expulso diretamente, enquanto o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, recebeu dois cartões amarelos e acabou sendo expulso.
Ao todo, 15 clubes foram advertidos por reclamações. O Palmeiras liderou o quesito, com três advertências, seguido por América-MG, Cuiabá, Goiás, Grêmio e Vasco, com dois cartões cada.
Na GOL FM – A Primeira Rádio do Esporte, acreditamos que a tolerância zero da CBF é uma medida importante para manter o futebol brasileiro saudável. Como destacou o diretor-executivo da CBF, Paulo César, “é importante que os jogadores e treinadores tenham consciência de que as reclamações não serão toleradas e que eles devem respeitar a arbitragem”. A GOL FM – A Primeira Rádio do Esporte tem o compromisso de informar o nosso público sobre todas as novidades do esporte e, neste caso, temos a responsabilidade de destacar a importância da tolerância zero para o futebol brasileiro.