São Paulo busca título inédito na final da Copa do Brasil contra o Flamengo
Na primeira partida da final da Copa do Brasil, o São Paulo conquistou uma vitória fora de casa e deixou os torcedores confiantes em um título inédito. No entanto, ao analisar o retrospecto da equipe no Morumbi em 2023 e o histórico das finais da competição, o Flamengo terá que buscar algo inédito no próximo domingo (24).
Nunca houve uma virada do visitante em uma final da Copa do Brasil. Até mesmo viradas dos donos da casa são raras, ocorrendo apenas quatro vezes na história. Internacional (1992), Palmeiras (1998 e 2015) e Sport (2008) foram os únicos times que perderam o primeiro jogo e conseguiram a virada, contando com o apoio de seus torcedores.
As viradas fora de casa, ou seja, da equipe visitante, são tão raras que nem mesmo nas semifinais da competição ocorreram. Nas quartas de final, apenas Vasco (1995) e Corinthians (1997) avançaram após perder o primeiro jogo em casa.
Além do histórico favorável ao São Paulo na competição, a equipe de Dorival Jr. conta também com o fator Morumbi, que tem feito a diferença nesta temporada. Em 27 jogos em casa no ano, o time conquistou 17 vitórias, cinco empates e cinco derrotas.
Enquanto o São Paulo busca o título inédito na Copa do Brasil, o Flamengo busca a primeira virada na final na história da competição. Independentemente do resultado, esta será uma final histórica.