Portuguesa avança nas negociações para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol
A Portuguesa, tradicional equipe de futebol de São Paulo, está próxima de se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O clube avançou nas conversas com um grupo de investidores interessados em adquirir parte da equipe. A informação foi divulgada pelo portal ‘Itatiaia’.
A expectativa é que o anúncio oficial do negócio seja feito após a disputa da Copa Paulista, torneio que geralmente ocorre no segundo semestre do ano. A Portuguesa venderia 90% das ações de sua SAF e, em contrapartida, manteria o controle do futebol de base e profissional, além da exploração do Estádio do Canindé e do centro de treinamentos. Com isso, as dívidas do clube seriam quitadas ao longo dos próximos anos.
Em junho de 2022, a Portuguesa recebeu autorização do Conselho Deliberativo para se tornar uma SAF e, de acordo com o presidente Antonio Carlos Castanheira, a venda está bem encaminhada. A finalização da due diligence e a apresentação ao Conselho de Orientação Fiscal são os próximos passos.
A Portuguesa é um dos clubes mais tradicionais de São Paulo e já disputou várias vezes a primeira divisão do futebol brasileiro. No entanto, desde o final de 2013, quando foi rebaixada na justiça desportiva, o clube enfrentou um período de queda vertiginosa, chegando a não ter uma divisão nacional para disputar. Atualmente, a Portuguesa joga na elite do Campeonato Paulista.