O Corinthians está pronto para estrear na Copa Libertadores nesta quinta-feira (6), às 19h, contra o Liverpool (URU), em Montevidéu. O Timão tem um histórico positivo na competição continental quando joga em solo uruguaio, com três vitórias e três empates em seis jogos disputados.
A primeira vez que o Alvinegro jogou no Uruguai pela Libertadores foi em 1991, quando empatou em 1 x 1 com o Bella Vista no Estádio Centenário, mesmo palco da estreia em 2023. Três dias depois, o Corinthians empatou novamente em 1 x 1 com o Nacional, também no Centenário.
Em 2003, o Coringão voltou ao Uruguai para enfrentar o Fénix, em Montevidéu, e saiu com a vitória por 2 x 1. Já em 2010, no ano do seu centenário, o Timão venceu o Racing por 2 x 0 na capital uruguaia, com gols de Dentinho e Elias. Em 2015, o Corinthians visitou o Danubio e venceu por 2 x 1, com gols de Guerrero e Felipe.
A última vez que o Time do Povo jogou no Uruguai pela Libertadores foi em 2016, quando empatou em 0 x 0 com o Nacional nas oitavas de final da competição.
Agora, o Corinthians busca manter o bom retrospecto no país vizinho e iniciar com o pé direito a sua campanha na Libertadores 2023.