A seleção brasileira passou pela Europa conseguindo uma vitória sobre a Guiné e uma derrota para o Senegal.
Em Lisboa, o Brasil, treinado por Ramon Menezes, ainda em busca de um rumo, jogou mal e perdeu por 4 a 2 para o rival africano, que deslanchou no segundo tempo e dominou os brasileiros por completo.
Paquetá e Marquinhos fizeram os gols do Brasil no estádio José Alvalade, estádio do Sporting. O zagueiro, capitão na ausência de Casemiro, que não jogou por conta de dores no joelho esquerdo, também marcou um gol contra. Os senegaleses chegaram ao fundo das redes outras três. Uma de Diallo, no primeiro tempo, e outra de Sadio Mané, astro do Bayern de Munique e protagonista de uma seleção que vive uma das melhores fases de sua história sob o comando de Aliou Cissé. A encerrar, Mané fechou o placar de pênalti.
Em uma tarde de futebol pobre em Portugal, o Brasil mostrou a Carlo Ancelotti, ao que parece, futuro técnico da equipe, que o italiano terá trabalho, muito trabalho, ainda que tenha à disposição um bom núcleo de jogadores. Se Ancelotti tiver visto a partida, terá notado que poucos se salvaram no último amistoso antes do início das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A estreia no torneio classificatório será contra a Bolívia, em setembro e muita coisa terá de mudar.
Confirmando o aceite ao convite da CBF, Ancelotti começará seu trabalho em 2024 com a certeza de que terá alguns problemas para resolver.