O anúncio foi feito pela Federação Portuguesa de Vela.
O VI Congresso da modalidade será organizado em Lisboa, no próximo sábado, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa e terá como grande objetivo discutir o futuro do desporto no país luso.
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa Carlos Moedas estará presente, mas também terá a companhia do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e do Presidente da Federação Portuguesa de Vela, Mário Quina.
O último já deixou o seu parecer sobre a organização lusa do evento: “Escolhemos para este Congresso um formato diferente, mais virado para fora. Além de promover e celebrar a Vela em Portugal, é essencial que consigamos também envolver a sociedade em geral e as instituições que connosco interagem, uma vez que são fundamentais para o futuro da modalidade em Portugal. E é isso mesmo que pretendemos alcançar com esta edição do Congresso da Vela, que nos vai permitir juntar diferentes perfis e visões, todas elas muito relevantes, numa iniciativa que vai contribuir para que a vela chegue a cada vez mais pessoas.”
Para além de espaços de debate, também serão realizados workshops para os interessados na modalidade.
Por último, no final do dia entregar-se-ão prémios a todos os indivíduos que se destacaram nas competições nacionais e internacionais em 2021/2022.