A Armada Lusa campeã do mundo de hóquei em patins em título, acabou por não ir além de um empate, a duas bolas, diante da Itália, no segundo jogo da fase de grupos do Campeonato do Mundo que está a decorrer em San Juan, na Argentina.
Os italianos marcaram primeiro, a equipa comandada por Renato Garrido deu a volta ao resultado, mas depois permitiu o empate que deixa tudo em aberto para a última ronda.
A Itália entrou melhor no jogo, com uma boa circulação de bola, muita paciência, deixando muitas vezes esgotar o tempo de ataque, mas com uma grande dinâmica junto à baliza de Pedro Henriques. Portugal foi, numa primeira fase, reativo, procurando defender bem, mas sentindo, depois, dificuldades, na saída para o ataque.
Valeu à equipa portuguesa a inspiração de Pedro Henriques na baliza que foi afastando, um a um, todos os remates dos italianos, com destaque duas defesas difíceis a remates do sportinguista Verona. No entanto, a primeira grande oportunidade foi para os portugueses num livre direto que Hélder Nunes não conseguiu transformar em golo, com Gnatta a afastar o remate do jogador do Barcelona à segunda tentativa, num livre que o árbitro mandou repetir.
A Itália continuava com uma grande dinâmica, com Alessandro Bertolucci a rodar todos os jogadores do banco, mas Pedro Henriques continuava intransponível dentro da baliza defendendo, inclusive, um penálti de Andrea Malagoli. Os primeiros golos surgiram apenas a quatro minutos do intervalo. Primeiro para a Itália, com Giulio Coco a bater Pedro Henriques num livre direto. Bola ao centro e golo de Portugal, com João Henriques a passar por trás da baliza e a servir Henrique Magalhães para o empate.