Numa tarde marcada pelas condições adversas da pista, o dinamarquês Kevin Magnussen saiu a sorrir nesta qualificação para o sprint, e conquistou a primeira pole-position da sua carreira.
O piloto beneficiou do despiste de George Russel, que motivou a entrada de uma grua em pista, e fez com que a sessão terminasse mais cedo que o previsto, impedindo assim aos restantes pilotos que pudessem melhorar os seus tempos.
Lewis Hamilton acabou por vencer a Q1, fruto da sua poisção em pista, uma vez que foi um dos últimos pilotos a cortar a linha da meta, aproveitando o facto da pista estar mais seca.
Na Q2, a vitória acabou por sorrir ao bicampeão mundial Max Verstappen, que conseguiu bater os dois ferrari, com +0.009s de Carlos Sainz. Nota ainda para a eliminação de Daniel Riccardo, que conseguiu um modesto 14ºlugar.
A emoção tomou conta de Interlagos, os pilotos saíram das boxes para a última fase de qualificação. A Haas saiu a sorrir, depois do acidente de Russel, e as lágrimas tomaram conta dos rostos da garagem da Haas.
É a primeira vez na sua história, que esta equipa consegue uma “pole-position”. Nota ainda para a penalização de cinco lugares na grelha de partida na corrida de Domingo para Carlos Sainz, que trocou o motor de combustão interna.