A entidade que regula o futebol mundial revelou esta terça-feira mudança no Campeonato do Mundo de Clubes e o país que receberá a prova em 2023.
O Real Madrid venceu no último sábado a prova relativa ao ano civil de 2022 na final frente ao Al-Hilal, sauditas que na próxima temporada receberão a competição no seu país.
O país onde joga Cristiano Ronaldo irá receber o Mundial de Clubes entre 12 e 22 de dezembro de 2023 e abre a possibilidade de uma equipa da casa poder disputar a prova no seu solo, no Médio Oriente.
Em relação ao futuro da competição, a FIFA já decidiu: a partir de 2025 o Campeonato do Mundo de Clubes será realizado de quatro em quatro anos com 32 participantes, à semelhança do que vinha acontecendo na prova de seleções.
Segundo “critérios e objetivos bem definidos” que os reformadores da prova ainda não revelaram, participarão nesta competição:
12 clubes europeus (UEFA);
6 clubes sul-americanos (CONMEBOL);
4 clubes da América do Norte e Central (CONCACAF);
4 clubes africanos (CAF);
4 clubes asiáticos (AFC);
1 clube oceânico (OFC);
1 clube anfitrião (depende do país que organize a prova).
Ao que tudo indica serão 8 grupos de 4 equipas, de A a H, e a FIFA ainda pondera duas hipóteses: a passagem apenas e só dos primeiros classificados para seguir logo para os quartos de final, ou a passagem dos dois primeiros classificados para disputarem os oitavos de final.