Okoye é um jovem de 18 anos de idade que entrou em contato com o futebol americano pela primeira vez através do programa NFL Academy, que dá a chance aos jovens fora dos Estados Unidos de jogarem o esporte universitário, mas a sua jornada começou antes disso.
Emmanuel cresceu na capital nigeriana, Lagos, jogando futebol. Posteriormente, na adolescência, começou a ter contato com o basquete e só foi conhecer o futebol americano de fato através de Osi Umenyiora, ex-campeão do Super Bowl pelos Giants. O inglês chamou Okoye para um camp na Nigéria e ele impressionou tanto que foi convidado para a identificação de talentos da NFL na África.
Em seguida, pelo bom desempenho, entrou para o NFL Academy, programa cuja localização é na Inglaterra e onde jovens de toda a Europa (e mundo) são treinados por ex-coaches da própria NFL para que eles possam evoluir dentro de campo e conseguir uma bolsa de atleta em universidades norte-americanas para jogar football.
Atuou no time como defensive lineman e membro dos special teams. O mais impressionante é que mesmo sendo jovem ele fez exercícios similares aos do NFL Combine e as suas marcas no salto vertical (45,5″) e no salto em distância (11’3″) nunca foram atingidas no próprio evento da National Football League.
Para a surpresa de zero pessoas, o “Skywalker” chamou a atenção de inúmeras faculdades D1, incluindo USC e Texas Tech, mas optou por se comprometer com os Tennessee Volunteers. Os treinadores da universidade acreditam que pela sua altura (1,95 m), peso (104 kg) e atleticismo ele pode sofrer uma troca de posição para tight end.
O nigeriano não pegou muitos snaps como jogador, mas é visto como um diamante bruto com atributos atléticos que podem fazer a diferença dentro de campo.